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Selecionar novos vendedores

 

Atualmente, encontrar novos profissionais tornou-se uma tarefa difícil para os gestores de vendas. A quantidade de pessoas interessadas em ingressar na área comercial é cada vez menor. A profissão de vendedor ainda é desvalorizada por alguns e são poucas as pessoas que levam em conta o fato de que esse setor é o responsável pela maior parte dos lucros de uma empresa.

 

Como selecionar novos vendedores, se sofremos com uma falta de modelos de ensino que qualifiquem estes profissionais? Este “apagão técnico” pode ser contornado e as companhias podem conquistar profissionais talentosos, desde que fiquem atentas às possibilidades que os próprios funcionários podem oferecer, e, também, enxergando novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

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É necessário buscar pessoas que tenham a capacidade de ir além do atendimento reativo, possuam um conhecimento técnico e repertório para conduzir uma negociação de acordo com as necessidades de cada cliente. Para alcançar profissionais deste nível, trouxe 5 dicas para serem utilizadas durante uma seleção:

 

  • Observe se o candidato é capaz de entender o cliente, se possui empatia. Ele deve conseguir descobrir as necessidades e aproveitar estes detalhes para criar oportunidades de venda;

 

  • O futuro vendedor deve saber identificar os motivadores de compra do comprador – alguém que saiba investir na abordagem personalizada e certeira, oferecendo algo que realmente faça a diferença e supra as necessidades do cliente;

 

  • Existem algumas características imprescindíveis para um profissional alcançar o sucesso na carreira. É necessário ser disciplinado, comunicativo, criativo –  é o profissional que procura se aprimorar profissionalmente, que possui uma boa articulação de ideias, sendo capaz de criar situações para oferecer o produto de uma maneira diferenciada;

 

  • Procure vendedores já preparados, que tenham atuado na concorrência. Experiência é importante, a pessoa já possui o conhecimento que precisa, sendo necessário apenas uma adaptação ao estilo ou método da nova empresa;

 

  • Invista em projetos de capacitação dentro da empresa, que avalie e treine funcionários com talento para a função. Aproveitar recursos internos é uma ação muito positiva, cria uma nova motivação para os colaboradores, faz com que se sintam valorizados.

 

* Por Carlos Cruz – Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

 

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