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Porque mentir para o cliente é uma péssima ideia?

 

A ideia de que vendedor bom é aquele que convence o cliente pela conversa fiada não faz mais sentido. O mercado está muito mais exigente e o cliente não se ilude com argumentos e frases prontas. Não basta dizer que seu produto é melhor que o da concorrência, é preciso dizer quais são os benefícios daquilo que se está propondo ao cliente para atender as suas necessidades. Mentir então, nem pensar.

 

Existem vários fatores que contribuem para que um profissional feche um contrato: capacidade investigativa, uma boa argumentação, agilidade no atendimento, um serviço ou produto de qualidade que atenda às necessidades dos clientes e, principalmente, credibilidade.

 

Alguns perfis de vendedores não são mais aceitos e essa mudança aconteceu há muito tempo. Normalmente, essas pessoas adotam atitudes, como a mentira, que possuem um efeito contrário e afastam os compradores. Vendedores que utilizam a mentira, em alguns casos, são despreparados, fazendo com que digam coisas inadequadas.

 

Assista este vídeo e descubra se a habilidade de vender pode ser aprendida por quem não tem familiaridade com a área.

 

No passado como o cliente não tinha tanto acesso como hoje, vendedores bons de papo até conseguiam vender, mas hoje o mercado mudou e o comprador está cada vez mais preparado e informado.

 

Saber se expressar é sempre importante, mas isso não garante um negócio bem-sucedido. Provavelmente essa postura terá um efeito rebote, porque o vendedor que fala demais e tenta iludir se torna chato e cansativo, o comprador fica com a sensação de que está perdendo tempo ouvindo conversa fiada. Conseguir convencer o cliente a realizar uma compra errada ou que lhe causará uma frustração, certamente refletirá em uma experiência negativa para este cliente que não só jamais voltará a fazer um novo negócio como irá ecoar isso para outros consumidores.

 

Quando o profissional entende a necessidade do comprador, é simples apresentar uma solução para ajudá-lo a resolver os problemas.

 

* Por Carlos Cruz – Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

 

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