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Por que o cliente sai da minha loja e não volta?

 

 

Os clientes nunca mais voltam a determinadas lojas por “n” motivos. Mas eu quero aqui destacar as três principais causas da falta de fidelização:

O primeiro deles é o atendimento, ou melhor dizendo, a falta de um atendimento de qualidade.

As pessoas acham que um bom atendimento é apenas ter um profissional simpático, que significa empatia.

Sim, empatia é fundamental, mas é necessário bem mais do que isto. O profissional precisa entender a real necessidade do cliente para que com isso tenha condições de apresentar-lhe o produto e serviço, ou seja, a solução ideal adequada.

Se o cliente encontrar aquilo que busca para resolver o seu problema, consequentemente vai dar mais atenção para o vendedor, para a loja ou para a empresa que tem contato com ele.

O segundo motivo da falta de fidelização está relacionado à qualidade do produto ou serviço. Este ponto pode ser resultado do próprio produto ou talvez do profissional de vendas, que não conseguiu fazer o cliente perceber todos os tributos de valor para entender porque aquele produto é adequado.

Se o produto custa mais caro, é porque tem algumas vantagens extras. Se ele é mais barato, é porque tem menos diferenciais ou talvez porque esteja em promoção ou seja objeto de alguma estratégia de marketing.

A conclusão é que o cliente não deixa de voltar na loja somente pelo preço. Ele deixa de voltar ou porque de fato o profissional de vendas não conseguiu gerar o valor necessário para justificar e motivar a compra, ou talvez porque ele não tenha o recurso disponível.

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Fonte: Exame.com

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