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Por que o cliente evita o vendedor?

 

Por quê às vezes o cliente evita o vendedor?

Em uma loja, é bastante comum a cena em que um vendedor vai atender a um cliente que está olhando um produto e almeja compra-lo e assim conversam:

Vendedor:  “Posso ajudá-lo?”

Cliente: “Obrigado. Estou só olhando”.

Quando eu pergunto isto para os clientes (porque eles evitam e mentem para o vendedor), normalmente respondem: “Não sei, achei que ele fosse me atrapalhar”.

Esta situação está ligada à abordagem que o vendedor faz.

Quando o cliente está olhando um produto, ele está tentando conectar o que imagina que o produto pode fazer por ele com efetivamente o que o produto é.

Isso é um processo bastante particular. O vendedor precisa ter o cuidado para divagar e entrar nesse universo e para isso ele precisa do que chamamos de credibilidade. Que

É preciso chegar com cuidado para estabelecer uma conexão com o cliente para  ver qual o seu estilo, qual o seu perfil e se adaptar.

Porque daqui um pouco, a nossa conversa vai ser quase que uma conversa de amigos como às vezes acontece, que, em cinco minutos falando com o vendedor, parece que são amigos há tanto tempo.

Quando o vendedor faz esse tipo de abordagem, ele tem muito mais sucesso.

 

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Fonte: Exame.com

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