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Como descobrir o perfil do meu cliente?

 

Como descobrir o perfil do meu cliente? Primeiro, é importante saber quais são os perfis que existem.

As pessoas normalmente podem ser divididas em quatro tipos específicos de perfis: pragmático, afável, expressivo e analítico.

O pragmático é aquele que gosta de decidir as coisas rapidamente. Para isso, ele se vale do mecanismo racional nas decisões que precisa tomar.

Já o afável é o contrário do pragmático. Ele é mais lento na tomada de suas decisões pois se baseia em valores emocionais. O afável se preocupa com o modo com o que as pessoas se relacionam.

O expressivo, por sua vez, é aquele que tem gestos largos e, na maioria das vezes, fala alto. Ele é tão rápido quando o pragmático, porém, utiliza bastante seu lado emocional, assim como faz o afável.

Por fim, o analítico pode ser considerado lento para tomar suas decisões, porém, é mais racional que o afável. Antes de qualquer decisão, o analítico estuda os pontos e analisa os cenários envolvidos.

O objetivo de analisar as pessoas é saber como lidar com o cliente. A maior dica é: primeiro ouça.

Antes de sair expondo o seu perfil, ouça o cliente e faça o que nós chamamos de “silêncio de ouro”.

Preste atenção no rumo que a conversa irá tomar e então adapte o seu perfil ao perfil do cliente.

Dessa forma vocês terão uma negociação muito mais agradável e com certeza assertiva.

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Fonte: Exame.com

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