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A arte de vender – Rádio Transamérica FM

Carlos Cruz - Radio Transamérica 20-08-2015

Carlos Cruz fala sobre as características necessárias para ser um bom vendedor

Texto e foto: Victor Gonçalves

No dia 20 de agosto, Gislaine Martins e Ricardo Sam receberam o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, Carlos Cruz, que explicou mais sobre o mercado de trabalho para vendedores profissionais e aspirantes.

Com uma experiência única na área, Carlos faz parte do quadro de diretores do IBVendas, Instituto que promove formação profissional para pessoas que queiram ser melhores na arte da venda. “A procura só tem aumentado. Cada vez mais recebemos empresas que precisam preparar suas equipes, pessoas que já têm sucesso em vendas e querem aprimorar suas habilidades e leigos, que planejam entrar com o pé direito no ramo”, explicou.

O convidado também comentou sobre o atual momento da economia nacional, que tem impacto direto com a formação dos profissionais da área. “Infelizmente, em meio a uma crise econômica, a primeira coisa que as empresas cortam são os treinamentos para a equipe”, disse. “Eles acabam vendo esses momentos de capacitação como algo a mais com o que gastar dinheiro, não como um investimento para o futuro da corporação”, comentou Carlos.

Para o vendedor, o Brasil está com uma defasagem de profissionais no ramo. “Não existem muitas pessoas corretamente preparadas hoje em dia e muitos ainda tem um preconceito com a área”, revelou o convidado. “Uma pesquisa chegou a revelar que há mais vendedores milionários do que médicos com a mesma quantia no banco. É um caminho muito bom para seguir.”

Falando sobre as características necessárias para um bom vendedor, Carlos deu dicas valiosas: “A principal delas é disciplina. Uma boa comunicação também é importantíssima, assim ele conseguirá atingir a dona de casa e o diretor de uma multinacional, falando a língua deles”, disse o convidado. “A empatia também é fundamental, assim como a capacidade de investigação. É preciso entender o que o cliente necessita, se adaptar ao ambiente e a situação para conseguir se conectar ao cliente”, revelou. “Vender vai muito além que fazer alguém assinar um contrato”, finalizou.

Ouça a entrevista na íntegra, acessando http://www.radiotransamerica.com.br/arquivos/audio/mp3/5413.mp3

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